Parque de Manutenção 8 percorre cerca de 8mil km ao ano prestando apoio em áreas do CMN
Belém (PA) - Cuidar de manutenção em materiais que apresentem falhas de média complexidade em toda a Amazônia Oriental é a principal missão do Parque Regional de Manutenção da 8ª Região Militar (Pq R Mnt/8), subordinado ao Comando Militar do Norte, sediado em Belém, capital do Pará.
Com quase 2 milhões de km², o Comando Militar Do Norte (CMN) se destaca sendo um dos maiores Comandos de Área do Exército Brasileiro. O CMN está localizado em meio a floresta amazônica e com Organizações Militares em vasta extensão territorial, nos estados do Pará, Amapá, Maranhão e o norte do Tocantins.
Devido a sua grande área, os militares do Parque Regional de Manutenção da 8ª RM, que atuam na seção leve de manutenção, chegam a percorrer, anualmente, mais de 8 mil km para prestar apoio as regiões mais longínquas da Amazônia Oriental. Com a responsabilidade de atender e manutenir diversos materiais para o cumprimento das atividades operacionais e logísticas em mais de 14 unidades do Comando.
A seção Leve de Manutenção do Pq R Mnt/8 realiza com os meios orgânicos disponíveis, tarefas de manutenção corretiva com 13 militares especialistas e quatro viaturas adaptadas ao serviço, bem como, a manutenção em 2º escalão de artigos de classes V, VI, VII e IX. São reparos e consertos de viaturas leves e pesadas, como em caminhões, veículos menores, embarcações, munição e armamentos, material de comunicações, eletrônica e de informática, motomecanização e de aviação, entre outros.
Neste ano, a seção leve de manutenção já realizou centenas de restauros, reformas e soluções técnicas, em sua árdua missão de manter o crescimento do poder de combate e a continuidade das operações executadas pelas unidades pertencentes ao Comando Militar do Norte.
Os militares e a assistência do Parque da 8ª RM vão além, buscam chegar aos locais de difícil acesso como à 1ª Companhia Especial de Fronteira, em Clevelândia do Norte, fronteira do estado do Amapá, ao 1º Destacamento Especial de Fronteira, em Vila Brasil (AP), e também ao 1º Pelotão Especial de Fronteira de Tiriós, fronteira do Brasil com o Suriname, garantindo o emprego e a segurança do trabalho a essas regiões.
O Pq Mnt 8 é o maior escalão de manutenção da Amazônia Oriental e uma das OM mais importantes em manter as atividades logísticas de prontidão do Exército Brasileiro.