Últimas notícias
Comando Conjunto Norte é ativado para ações de combate ao COVID-19
Belém (PA) – O Comando Conjunto Norte (C Cj N), constituído pelo Comando Militar do Norte (CMN), o Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN) e a ALA 9, encontra-se ativado para trabalhar no apoio aos órgãos de Saúde e de Segurança Pública visando prevenir e diminuir os impactos causados pelo COVID-19 à população dos estados do Pará, Amapá e Maranhão.
O Ministro da Defesa aprovou a Diretriz Ministerial de Planejamento nº 6/GM/MD, de 18 de março de 2020, que regula o emprego das Forças Armadas em todo o território nacional para apoio às medidas deliberadas pelo Governo Federal, para a mitigação das consequências da pandemia COVID-19. O Ministro da Defesa, ainda, determinou que o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas ativasse os Comandos Conjuntos, a serem compostos pelas Forças Singulares (Marinha, Exército e Aeronáutica), a fim de planejarem as atividades das Forças Armadas, devendo permanecer em condições de disponibilizar recursos operacionais e logísticos necessários ao planejamento das ações, como emprego de pessoal militar em campanhas de conscientização; apoio com meios de transporte, fornecimento de alimentação e alojamento para as equipes envolvidas; ou apoiando à triagem de pessoas com suspeitas de infecção para posterior encaminhamento aos hospitais.
O Centro de Coordenação de Operações (CCOp) da Operação COVID-19 já está ativado na sede do Quartel-General do CMN e com a ativação da operação o intuito é coordenar esforços para a Prevenção e Combate à Pandemia de COVID-19, evitando a duplicidade de ações, dispersão de recursos e a divergência de soluções, propiciando com eficiência, eficácia, efetividade e menores custos, atuando como catalisador da união de esforços para a proteção e o fortalecimento da moral da sociedade Brasileira.
Os militares estão para atuar no intenso controle de acesso às fronteiras, em campanhas de conscientização, na manutenção do acompanhamento sanitário dos Estados do Comando de Área, prestar apoio em transporte, alimentação e alojamento dos servidores dos órgãos e, a tropa poderá ser empregada em atividades relacionadas à segurança pública, por meio de operações de garantia da lei e da ordem.
O Comando Conjunto e os Governos Estaduais e Municipais da área de responsabilidade do C Cj N estão unindo esforços e com o emprego das Forças Armadas neste momento, atuando em ações sociais e de saúde que ocorrem no Estádio Estadual Jornalista Edgar Proença (O Mangueirão) e no Hospital Geral de Belém (HGEBE) e apoio em municípios dos Estados da Área de Comando. Ainda, Militares da Marinha do Brasil promoveram, no dia 25 deste mês, ações de conscientização sobre prevenção e combate ao COVID-19 durante inspeções navais realizadas nos estados do Pará, Maranhão e Amapá. O Hospital Naval de Belém também colaborou para conscientizar a população durante a campanha de vacinação de gripe, orientando sobre medidas preventivas. Nos próximos dias, equipes de fuzileiros navais vão realizar adestramento prático de descontaminação de pessoal e material para capacitar membros de outras Forças.
registrado em:
Últimas notícias