Militares do Comando Conjunto Norte aplicam 100 mil doses de vacinas contra a Covid-19
Belém (PA) – O dia 20 de julho é um marco para os militares do Comando Conjunto Norte, formado pelo Comando Militar do Norte, 4º Distrito Naval e Comando Aéreo Norte. Foi a data em que atingiram a marca de 100 mil doses de vacinas aplicadas contra a Covid-19 nos estados do Pará, Amapá e Maranhão.
É a renovação da esperança e preservação da população da Amazônia Oriental em apoio às Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, por meio da montagem e operação de postos de vacinação.
Uma das doses foi aplicada na Advogada Iellen Moraes. “É um momento histórico, é um momento ímpar! Tantas pessoas não tiveram esse privilégio, não só individual, mas coletivo. Parabéns! Vocês estão de parabéns pela organização, pelo atendimento e pela atenção que estão dando.” Ela se vacinou em São Luís, no estacionamento da Universidade CEUMA.
Postos de vacinação
“Desde o início do apoio ao plano nacional de imunização, o CCjN fez gestões junto aos governos dos três estados para colocar à disposição nossa estrutura. São cerca de 16 mil militares empenhados para fortalecer a capacidade de postos de vacinação para acelerar a imunização e contribuindo para a preservação de vidas”, destaca o Subcomandante da Operação Covid-19, General de Divisão Maurílio Miranda Netto Ribeiro.
Atualmente, os militares das três Forças Armadas atuam, conjuntamente, em quatro postos de vacinação no município de Belém, localizados nos shoppings Bosque Grão-Pará e Boulevard; na Casa de Plácido; e nas embarcações Aviso-Auxiliar “Breves” e Aviso-Auxiliar “Soure”, atracadas no terminal hidroviário Ruy Barata, na Praça Princesa Isabel.
Na cidade de São Luís, o ponto é no estacionamento da Universidade CEUMA.
Já em Macapá, o posto da Praça Floriano Peixoto recebe o apoio das Forças Armadas.
Os militares do CCjN também atuaram em outros locais de vacinação, como na Unidade Médico Integrada da Marinha do Brasil e no Aeroporto Internacional de Belém, ambos localizados no bairro Val de Cães, e no ginásio do Mangueirinho.
Os auxílios ocorrem de acordo com as demandas das Secretarias Municipais de Saúde.
O apoio à vacinação segue o contexto da Operação Covid-19, que coordena as atividades das Forças Armadas no combate à epidemia causada pelo novo coronavírus, em apoio a órgãos e agências de saúde municipais, estaduais e federais.