NOTICIA 3
Belém (PA) – O Comando Militar do Norte (CMN) comemora em 26 de junho de 2019 seu sexto ano de atividade, dedicados à defesa e à proteção da Amazônia Oriental.
Fruto do processo de reestruturação do Exército Brasileiro, somado ao cenário político e estratégico da Região Norte do País, o Comandante da Força decidiu por dividir a região amazônica em Ocidental e Oriental.
Na Amazônia Oriental criou-se o CMN, o oitavo e mais novo Comando Militar de Área do país. Recebeu do CMA os estados do Pará e Amapá e, do Comando Militar do Nordeste, o Maranhão, além de5 ser responsável, também, pelo norte do Tocantins.
O mais novo Comando Militar de Área do Brasil foi criado com o objetivo de aumentar a capacidade operacional, o gerenciamento administrativo e proporcionar melhores condições de emprego do Exército Brasileiro, em face do espaço estratégico da Foz do Rio Amazonas e das diversas infraestruturas estratégicas da região. É responsável pelas atividades da Força Terrestre nos Estados do Pará, Amapá, Maranhão e norte do Tocantins.
Essa área reúne patrimônio ambiental composto de inúmeras reservas minerais e com grande volume hídrico, além das diversas áreas de proteção ambiental e terras indígenas – palcos de conflitos sociais. Também abriga infraestruturas e projetos de imensurável valor para o desenvolvimento do Brasil, como usinas hidrelétricas que produzem 15% de toda a energia elétrica do País.
Eventos
Para celebrar o sexto ano, o Comando Militar do Norte realizou eventos para a sociedade paraense. As comemorações iniciaram com um café da tarde com a imprensa, onde o Comandante Militar do Norte, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, recebeu jornalistas que atuam na mídia paraense.
Na manhã do dia seguinte, ocorreu a benção aos militares. Missa católica na Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, Culto Evangélico no Templo Central da Assembleia de Deus e a Reunião Espírita no Auditório do CMN trouxeram palavras de fé aos que defendem e protegem a Amazônia Oriental.
De noite, a Banda de Música CMN fez uma bela apresentação em um dos mais tradicionais pontos turísticos de Belém, o Theatro da Paz. No evento, foi apresentada, pela primeira vez, a Canção do Comando Militar do Norte, de letra do Coronel Eduardo da Veiga Cabral e música do 1º Sargento Aldecir Lobato Silva. Como convidados, o cantor Markinho Duran e musicistas das Bandas do 4º Distrito Naval, Ala 9, Polícia Militar do Estado do Pará e de outros órgãos.
A Praça da Bandeira foi o palco da solenidade militar em celebração aos seis anos do Comando Militar do Norte, finalizando as comemorações. Na ocasião, foram feitos os agradecimentos aos compositores da Canção do CMN, sendo o Coronel Veiga representado pela sua esposa, a senhora Ana Paula Martins Paiva da Veiga Cabral. Também foram entregues medalhas e condecorações a militares e civis pelos excelentes serviços prestados ao Exército Brasileiro.